Mercado de Produtores do Uptown comemora um ano
com gastronomia e muito jazz
Evento começa sábado, 17, e vai agitar o espaço nos próximos dois fins de semana,
com participação de nomes como Jorge Vercillo e Victor Biglione
O Mercado de Produtores do Uptown, na Barra da Tijuca, completa um ano neste mês de março. E para marcar a data, o shopping Uptown lança a primeira edição do Jazz no Mercado, que vai agitar o espaço nos próximos dois fins de semana, dias 17, 18, 24 e 25 de março. Na programação, toda a variedade gastronômica que o espaço oferece embalada por muita música boa em shows com participação especial de nomes como Jorge Vercillo, Victor Biglione e Taryn Szpilman. Com entrada gratuita, o evento acontece dentro do mercado e na rua ao lado, sempre aos sábados das 14h à 0h e domingos das 14h às 22h.
Inspirado em grandes mercados mundiais como o da Ribeira de Lisboa, o Mercado de Produtores do Uptown tem dois andares distribuídos em 6,5 mil metros quadrados, com restaurantes renomados e estandes e lojas para todos os gostos. Há cervejarias artesanais, depósito de vinhos, hortifruti, floricultura, irresistíveis docinhos portugueses, peixarias e açougue vegano, atrativos que vêm consolidando o espaço como uma referência carioca.
A primeira edição do Jazz no Mercado será aberta às 19h de sábado, dia 17, no Palco do Mercado, pela banda Vaccari Jazz. O grupo é formado pelo contrabaixista, arranjador e compositor argentino Joaquin Vaccari, pelo saxofonista argentino Alejandro Gomila, pelo guitarrista chileno Rodrigo Villarroel e pelo baterista brasileiro Eric Brandão. A pluralidade e a musicalidade exótica da banda traduzem as influências e as vivências de cada integrante sobre a musicalidade brasileira. Além de obras autorais, o repertório traz sonoridades dos anos 80, clássicos do jazz como Miles Davis, Dave Brubeck, John Coltrane e Charlie Parker, e ainda grandes intérpretes da música brasileira, como Tom Jobim e Milton Nascimento.
Jorge Vercillo - No mesmo dia, às 21h, sobe ao Palco do Ouvidor o músico André Neiva, que em 2014 foi nomeado membro do Grammy Latino na categoria Produtor Musical, e em 2016 lançou seu primeiro CD solo: "Maverick 75", e em formato digital: "Tributo aos baixistas que cantam". O show de André terá participação especial do cantor e compositor Jorge Vercillo. No domingo, 18, às 18h, é a vez da banda Alex Kid apresentar, no Palco do Mercado, um repertório com o melhor do pop e pop rock nacional e internacional, com hits que marcaram os anos 80 e 90, além de sons da atualidade. Às 20h, o saxofonista e multi-instrumentista George Israel, que compôs vários clássicos com os parceiros Cazuza e Paula Toller, leva ao Palco do Ouvidor toda a sua bagagem de 30 anos de estrada, incluindo seus solos de sax na música eletrônica, com direito a improvisos e pitadas de algumas músicas clássicas que gravou.
Victor Biglione - O primeiro Jazz no Mercado prossegue na semana seguinte. No sábado, 24, às 19h, a banda Swing Suburbano traz ao evento o gingado da dança de salão carioca com a característica própria e cativante do samba e da Música Popular Brasileira. Às 21h, o músico argentino naturalizado brasileiro Victor Biglione apresenta seu estilo eclético, misturando Bossa Nova, Rock, Jazz e Blues. Biglione já tocou com mais de 300 nomes da MPB e da música internacional, lançou 16 CDs solos e duos em diversos países e participou ainda de outros dois com o "A Cor do Som", famoso grupo brasileiro do qual fez parte de 1982 a 1984.
No domingo, 25, às 18h, a Banda Don Pablito, com oito integrantes das mais diferentes influências musicais, mostrará versões ska/rock dançantes de clássicos dos anos 80 até os dias atuais, de A-ha a White Stripes. Seus saxofones, trombone e trompete dão corpo e força às melodias, sempre fazendo o público dançar e cantar junto.
Com chave de ouro - Para fechar com chave de ouro as comemorações de um ano do Mercado de Produtores do Uptown, às 20h, Taryn Szpilman, nascida no Rio de Janeiro e a quinta geração de uma família de grandes músicos e maestros, encerra a noite com muito jazz. Há duas décadas a cantora se aprofunda na pesquisa e resgate do Jazz&Blues, desde as raízes históricas às suas principais vertentes, como o rock clássico e a soul music, apresentando um espetáculo que conta a história desses estilos de forma cronológica desde os anos 20 aos anos 70, nos principais festivais dos gêneros anualmente.
Com essa trajetória, Taryn Szpilman tornou-se a principal voz e intérprete no Brasil do segmento, sempre escalada como “headliner” e com abordagem inovadora em apresentações vigorosas. Em seu show, o público é envolvido e transportado numa viagem pelo tempo, pela era de ouro da música mundial. Em sua performance, tanto no figurino como nas influências musicais, ela evoca a estética das atrizes do cinema clássico de Hollywood dos anos 40 e Pinups dos anos 50.
Programação musical:
17/03
Palco do Mercado - 19h -Vaccari Jazz
Palco do Ouvidor - 21h - André Neiva e Jorge Vercillo (Participação especial)
18/03
Palco do Mercado - 18h - Banda Alex Kid
Palco do Ouvidor - 20h - George Israel
24/03
Palco do Mercado - 19h - Swing Suburbano
Palco do Ouvidor - 21h - Victor Biglione
25/03
Palco do Mercado - 18h - Banda Don Pablito
Palco do Ouvidor - 20h - Taryn Szpilman
Serviço:
Evento: Jazz no Mercado
Local: Mercado de Produtores do Uptown Barra
Endereço: Av. Ayrton Senna, 5500, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - (21) 3030-5500
Datas: 17, 18, 24 e 25 de março
Horários: Sábados, das 14h à 0h, e domingos, das 14h às 22h
Entrada franca
0 comentários:
Postar um comentário